Dentisteria
A presença dessas bactérias na boca, associada a uma alimentação inadequada e a uma higiene oral deficiente, facilita o aparecimento de cáries. Em situações extremas, a cárie dentária pode originar infecções de extensão variável e que podem ter graves repercussões na saúde geral do indivíduo.
A dentisteria é a área da medicina dentária que trata as lesões dos dentes, sejam elas causadas por cárie dentária, traumatismo ou outra razão. O tratamento destas lesões é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido, como compósitos, que são altamente estéticos mimetizando o dente perdido.
Actualmente as resinas compostas (materiais da cor do dente) são o material estético de eleição para a restauração de dentes posteriores e anteriores, de forma directa e em uma única sessão. Em dentes posteriores poderá ser ainda utilizado o amálgama de prata que é uma liga metálica.
Quando as lesões são muito extensas os dentes podem ficar muito destruídos. Nesta situação, a melhor opção de tratamento, com vista ao reforço da estrutura dentária que ainda resta, consiste na execução de prótese fixa. Este tipo de restaurações exige trabalho laboratorial e, por isso, requer mais consultas para a sua conclusão.
QUE CUIDADOS DEVO TER PARA PREVENIR A CÁRIE DENTÁRIA?
- Efectuar uma higiene oral diária correcta;
- Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma pasta fluoretada após as refeições.
A escovagem nocturna é a mais importante e não se deve ingerir mais alimentos após a escovagem;
- Passar o fio dentário entre os dentes pelo menos uma vez por dia, idealmente à noite;
- Ingerir refeições nutricionalmente balanceadas e limitar ao máximo o “petiscar” entre refeições;
- Se não for possível a escovagem após uma refeição principal, pode mascar uma pastilha elástica sem açúcar. No entanto, as pastilhas nunca substituem a escovagem!
- Visitar o seu médico dentista regularmente.
A utilização de algum suplemento de flúor, bem como a indicação para a realização de selamento de fissuras deve ficar sempre ao critério do médico dentista.