Endodontia

 

A Endodontia é a especialidade da Medicina Dentária dirigida ao tratamento de patologias da polpa (vulgarmente designada por nervo).

A polpa dentária localiza-se no interior do dente e está rodeada pelo tecido duro – a dentina – sendo responsável pela nutrição e sensibilidade dentária, através dos vasos sanguíneos e nervos que a constituem.

O primeiro passo do tratamento endodôntico passa pela remoção da polpa infetada ou necrosada. Sob anestesia local e usando brocas apropriadas, é realizada uma abertura na parte de trás do dente afetado (no caso de se tratar de um dente anterior) ou na coroa (no caso dos dentes molares ou pré-molares), através da qual é removido todo o tecido da polpa dentária ou restos de material de obturação de tratamentos endodônticos anteriores. Procede-se numa 2a consulta à limpeza dos canais, onde se encontrava o nervo do dente e ao seu alargamento. Numa 3a consulta procede-se à obturação dos canais que se esteve a preparar com um material próprio que sela os canais e evita a proliferação de bactérias para o interior dos mesmos.